Declaração de Visão e Propósitos

“Os restantes se converterão ao D-us forte, sim, os restantes de Jacó.” (Is 10.21)

“O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.” (Hc 2.2,3)

Não temos a pretensão de rotular ou fazer caber em palavras os infinitos desígnios do ALTÍSSIMO para nossas vidas, mas em obediência a ELE procuramos comunicar da forma mais clara possível a Visão e o Propósito que HAKADOSH BARUCH HU nos deu para o SHEAR YAAKOV. Assim, disponibilizamos este documento de maneira pública através da internet na esperança que as palavras aqui contidas ecoem nas almas de nossos irmãos judeus despertados por HASHEM para a sublime realidade de Yeshua HaMashiach, o Caminho, a Verdade e a Vida.

IDENTIDADE

“O restante de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho do SENHOR, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem depende dos filhos de homens. O restante de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais das selvas, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, se passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.” (Mq 5.7,8)

O SHEAR YAAKOV é uma casa de Yaakov, uma das muitas casas de Yaakov, e parte da Casa de Yaakov.

O SHEAR YAAKOV é uma casa judaica, uma casa para judeus, uma casa dirigida por judeus.

YAAKOV é nosso pai, e como seus filhos, estamos compromissados em vínculos de amor a cuidar de todos seus outros filhos, nossos irmãos, pois “todo Israel é responsável por todo Israel”.

O SHEAR YAAKOV está incondicionalmente compromissado com o Estado de Israel, apoiando, defendendo e abençoando-o em todas as áreas.

O SHEAR YAAKOV existe e vive sob o jugo da Torah, a Torah de Moshe rabeinu, a Torah apreendida e aplicada segundo a revelação de Yeshua HaMashiach, a norma de fé e prática de D-us para Israel.

 FUNDAMENTOS

  • Poder de D-us
  • Adoração Sacerdotal
  • Corpo
  • Discipulado
  • Judaísmo

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da Minha boca: não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is 55.10,11)

  • Poder de D-us

 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de D-us.” (1Co 2.4,5)

“Porque o reino de D-us consiste não em palavra, mas em poder.” (1Co 4.20)

SHEAR YAAKOV é um lugar de busca e ministração do poder de D-us.

D-us nos chamou como cohanim de uma aliança de poder, para transformação de vidas. O poder de D-us excede todas as palavras persuasivas de sabedoria humana, nossa força e compreensão, mas pela Sua grande misericórdia, está disponível para ser experimentado e vivido por todos os que O temem e verdadeiramente entregam as vidas em Suas mãos.

Esse poder não pode ser gerado nem causado pelo homem, mas vem de D-us, a única fonte verdadeira de vida. Não é apreendido intelectualmente, mas vivenciado quando Sua Luz nos ilumina. Nos dispomos a uma vida reta em santidade perante ELE e humildemente Lhe pedimos que manifeste Seu poder sobre nós, e conforme Sua soberana vontade ELE distribua do Seu RUACH.

É esse poder e só esse poder que transforma no sentido positivo a vida de uma pessoa, de maneira radical, definitiva e evidente, libertando da escravidão do pecado e da miséria que é viver afastado do Criador do Universo, o Único capaz de chamar à existência as coisas que nada eram. Pois não foram argumentos filosóficos que fizeram Sarah gerar Ytzchak, o mar Vermelho se abrir, Hanna conceber Shmuel ou David HaMelech derrotar Golias, mas é o poder de D-us que fez essas coisas no passado, e age em nossas vidas hoje. É o poder da ressurreição, da vitória da vida sobre a morte, são os dons e as manifestações do Ruach HaKodesh, ontem e hoje, em nossas vidas.

  • Adoração Sacerdotal

 “Louvarei com cânticos o nome de D-us, exaltá-lo-ei com ações de graças. Será isso muito mais agradável ao SENHOR do que um boi ou um novilho com chifres e unhas.” (Sl 69.30,31)

“Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jn 2.9)

“Volta, ó Israel, para o ETERNO, teu D-us, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao ETERNO; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.” (Os 14.1,2)

“Por meio de Yeshua, pois, ofereçamos a D-us, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hb 13.15)

“também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a D-us por intermédio de Yeshua HaMashiach.” (1Pe 2.5)

SHEAR YAAKOV é um lugar de adoração ao D-us de Israel.

Como pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo poder de D-us e como pertencentes à nação sacerdotal de Israel, oferecemos a D-us nossos sacrifícios, individual e coletivamente. Não o fazemos como substituição do Grande Sacrifício de Yeshua HaMashiach, mas é exatamente por causa do Seu Grande Sacrifício, ao qual nos reportamos, que oferecemos a D-us nossos “pequenos sacrifícios”. Entregamos em Seu altar nossas vidas, sacrificando o que for necessário da nossa vontade, sentimentos e pensamentos, esvaziando-nos de nós mesmos para, pela Sua misericórdia, sermos cheios dELE e assim capacitados a fazer Sua vontade, com um coração segundo o Seu coração e com a mente de Mashiach.

Em nossos serviços, na qualidade de AVODAT HASHEM, oferecemos sacrifício de adoração em ações de graças, com nossos lábios (cânticos), nossos corpos (danças, palmas) e instrumentos musicais. São nossos “novilhos e ovelhas” que oferecemos a D-us, buscando o melhor e o mais perfeito do “rebanho”, cientes entretanto de que o mais importante no “sacrifício” é a kavanah do ofertante. No AVODAT HASHEM não há espectadores, mas todos são participantes e ofertantes do sacrifício de adoração.

  • Corpo

 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13.35)

SHEAR YAAKOV é um lugar de comunhão entre irmãos, onde os que tiveram suas vidas transformadas pelo poder de D-us exercem atos de amor e misericórdia uns pelos outros. Todo Israel é responsável por todo Israel.

A marca que nos identifica como discípulos, não meros simpatizantes de Yeshua, é o termos amor uns aos outros. A comunidade redimida do SHEAR YAAKOV vive em amor, compreensão, benignidade e companheirismo, não apenas em palavras, mas expressos em atos e serviço para com os outros.

Na comunidade redimida não há indiferença aos problemas alheios, mas qualquer irmão que estiver em sofrimento ou necessidade deve ser assistido e cuidado por todos, cada um contribuindo segundo o dom que D-us lhe deu. Somos uma família, filhos do mesmo Pai, e como tal devemos viver em união, cuidando uns dos outros para que cada um de nós, e todos nós como um Corpo possamos juntos alcançar as promessas de D-us, cientes da dependência que temos uns dos outros para vivenciar os aspectos coletivos da nossa vida com D-us. Através do amor, respeito e tolerância nos relacionamentos interpessoais, as características pessoais (individuais) se somam e complementam, sendo valorizadas como a multiforme diversidade de cores e formas das plantas de um belo jardim, o jardim de D-us em que todos nós estamos plantados e enraizados.

A fofoca e todo tipo de leshon hara deve ser radicalmente combatido de todas as formas, empregando-se o máximo de esforço, vigilância e domínio próprio para construir relacionamentos interpessoais saudáveis, francos, sem amargura, fingimento, dissimulação, rancor ou malícia.

  • Discipulado

 “Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos.” (Is 54.13)

O SHEAR YAAKOV é uma casa de ensino, educação e instrução bíblica, onde além da mera transmissão de informações, se ensina pelo exemplo de vida e pelo testemunho para formar verdadeiros discipulados de Yeshua.

O discipulado de adultos destina-se ao ensino dos princípios da Torah aplicados à luz da revelação de Yeshua, visando o crescimento e a maturidade espiritual. A meta é fornecer fundamentos e alicerces incorruptíveis levando à prática da Torah no dia-a-dia.
O discipulado ocorre em vários níveis, conforme as necessidades pessoais – neófitos, casais, solteiros, formação de líderes, etc.

O discipulado de crianças (secularmente chamado “educação infantil”) visa transmitir a nossa herança de vida (transformação pelo poder de D-us, Torah, judaísmo e tradição) aos nossos filhos, e aos filhos de nossos filhos assegurando a continuidade da visão que D-us nos deu.

Em todos os tipos de discipulado, o ensinamento bíblico é suplementado com outras ferramentas, como educação musical, ensino de hebraico, história de Israel, cultura e tradição judaica, e outras ferramentas para o desenvolvimento pessoal e coletivo de todos como Comunidade Judaica.

  • Judaísmo

“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Rm 11.5)

O SHEAR YAAKOV vive o judaísmo autêntico, de identidade clara, fundamentado na Torah e no povo de Israel, nossa Terra e nossas tradições.

É esse judaísmo que nos liga ao destino de todo o povo judeu e de Israel, como parte integrante que somos, e isso está presente em todas as áreas de nossa vida. Não como uma mera fachada estética, mas como nosso estilo de vida, em casa, no trabalho, na escola, nos relacionamentos, enfim, em tudo que fizermos.

Rejeitamos a ideia de que o judaísmo impeça o poder de D-us, antes cremos que o verdadeiro judaísmo o reflete, constituindo-se em um caminho de avivamento.
Toda a liturgia e tradições são canais de manifestação e apreensão do poder de D-us, como valiosas ferramentas para Seu uso. Não vivemos como judeus para sermos judeus, mas vivemos como judeus porque somos judeus, e o somos não por decreto humano, mas porque D-us assim o quis.

O Remanescente permanecerá incompleto até que todo Israel seja salvo. Então um se tornará o outro, e já não haverá mais “remanescente”.

Se você crê que esta visão é de D-us, e é para sua vida, junte-se a nós.

“Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto; farão grande ruído, por causa da multidão dos homens.” (Mq 2.12)

Em Yeshua,
chessed v’shalom,
Rabi Yehudah Ben Yaakov

SHEAR YAAKOV
… e toda a terra saberá que há D-us em Israel.